Ao todo existem 28 tipos de colágenos. No mercado encontramos várias apresentações (cápsulas, tabletes, pó, balas mastigáveis). Os tipos mais comuns de colágeno são: Colágeno Hidrolisado Verisol, Colágeno Hidrolisado, Colágeno Tipo II. Mas o que é o colágeno? Qual a diferença dos tipos de colágenos? Qual devo usar? Abaixo vamos esclarecer algumas dúvidas que muitos consumidores têm.
O colágeno é uma proteína produzida naturalmente por nosso organismo e responsável por manter nossa pele, unhas, cabelos e articulações saudáveis. Mas infelizmente após os 30 anos nosso organismo tem queda de cerca de 1% ao ano na produção de colágeno e após os 50 anos essa produção passa a ser de apenas 35%.
A redução dos níveis de colágeno ocasionado pelo envelhecimento causa efeitos em nosso corpo que podem ser visivelmente notados como: diminuição da espessura e firmeza da pele, perda de elasticidade e hidratação, músculos ficam flácidos, diminuição na densidade dos ossos e perda de elasticidade nas articulações e ligamentos.
Estudos comprovam que a ingestão oral de 8 a 10g por dia de colágeno hidrolisado proporciona ótimos resultados em relação aos efeitos ocasionados pelo envelhecimento.
Os 3 tipos de colágenos mais comuns encontrados no mercado são:
Colágeno Hidrolisado – Produzido com os Colágenos Tipo I e Tipo III. Obtido do colágeno da pele bovina, suína ou de peixes, é a forma hidrolisada do colágeno. O processo de hidrólise do colágeno faz com que as moléculas do colágeno sejam quebradas em tamanhos menores para que tenham uma melhor absorção em nosso organismo. Pesquisas apontam que mais de 90% do colágeno hidrolisado é absorvido após poucas horas de sua ingestão.
Para que se tenha resultados satisfatórios, estudos indicam que a dosagem por dia seja de 8 a 10g e que possua adicionadas em sua composição vitaminas antioxidantes como Vitamina A, Vitamina C, Vitamina E e Zinco. Estas vitaminas associadas ao colágeno hidrolisado aumentam sua eficácia prevenindo os sintomas do envelhecimento da pele ocasionado pela exposição aos raios ultravioletas do sol e raios de fontes artificiais.
Colágeno Hidrolisado Verisol – Produzido com os Colágenos Tipo I e Tipo III. Desenvolvido com tecnologia alemã, ele proporciona uma maior absorção de colágeno com menor dosagem. Sua ação evidencia a melhora da elasticidade da pele, menor volume de rugas, fortalecimento e crescimento das unhas. Diferente do colágeno hidrolisado normal, sua dosagem diária recomendada é de 2,5g devido ao processo tecnológico usado em sua fabricação. Um ponto importante a se verificar na aquisição de um colágeno Verisol é se ele possui em sua fórmula ativos antioxidantes e complexo vitamínico-mineral pois estes componentes potencializam a ação do Colágeno Verisol em nosso organismo promovendo assim melhores resultados.
Colágeno Tipo II – Extraído da cartilagem do frango, este colágeno não hidrolisado age diretamente nas articulações reduzindo dores articulares, processos inflamatórios e consequentemente promovendo a saúde articular.
Estudos comprovam que o Colágeno Tipo II associado com vitaminas antioxidantes e vitaminas do complexo B tem seus efeitos potencializados, pois as vitaminas antioxidantes inibem as reações oxidativas que intensificam os danos aos tecidos inflamados e as vitaminas do complexo B promovem melhora da funcionalidade, mobilidade e execução de atividades diárias em pacientes com osteoartrite. Diferente dos demais colágenos, sua dose diária recomendada é de 40mg.